O minoxidil é o medicamento mais popular quando o assunto é tratamento para queda de cabelo, mas apesar da popularidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o seu uso.
Um dos questionamentos mais comuns durante os meus atendimentos é em relação ao tempo de uso do minoxidil. Por isso, no artigo de hoje vamos esclarecer essa e outras dúvidas recorrentes sobre o minoxidil.
Acompanhe a leitura deste artigo para saber mais sobre o tratamento com minoxidil.
O tratamento com minoxidil funciona?
Sim!
Os estudos do minoxidil para o tratamento da calvície começaram na década 80. E, hoje, existem dados científicos muito sólidos que mostram que o medicamento é realmente eficiente no tratamento da calvície.
Shampoo com minoxidil funciona?
Apesar dos claros benefícios evidenciados nos estudos clínicos, é preciso deixar claro que o minoxidil não funciona para todos os indivíduos.
Por que nem todo mundo tem bons resultados com o minoxidil?
Por isso, é fundamental fazer uma avaliação com um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso para a calvície e para a queda de cabelo.
Minoxidil tópico ou oral: qual é o melhor?
Tanto a versão tópica quanto a oral apresentam bons resultados no tratamento da calvície, mas ainda existem poucos estudos comparando diretamente as duas apresentações e, por isso, hoje não é possível afirmar com clareza que um tratamento é melhor do que o outro.
O primeiro estudo no mundo que comparou o minoxidil oral com o minoxidil tópico foi realizado pelo nosso grupo de pesquisa e publicado no mais importante periódico científico da dermatologia, o Jornal da Academia Americana de Dermatologia (JAAD) em 2019 (1).
Nesse estudo, comparamos o minoxidil na dose de 1 mg com o minoxidil tópico 5% em 52 pacientes com calvície feminina. Não houve diferença estatística entre os grupos, apesar de uma tendência de superioridade do tratamento oral. Estudos maiores comparando diferentes doses do minoxidil oral estão em andamento e em breve poderemos saber com mais precisão sobre a eficácia dele em relação ao minoxidil tópico.
Apesar dos resultados dessa pesquisa, na minha prática, em que atendo pacientes com calvície diariamente, observo, de uma maneira geral, melhores respostas com o medicamento oral.
- Leia também:
Calvície: sinais, diagnóstico e tratamento.
7 mitos e verdades sobre a calvície.
Quando a queda de cabelo se torna preocupante.
Em quanto tempo o tratamento começa a dar resultado?
É importante que você saiba que o resultado do tratamento não é tão rápido, assim como acontece com os outros tratamentos utilizados para calvície.
Os resultados costumam começar a aparecer por volta do terceiro mês e ficam mais evidentes até o sexto mês.
Vale lembrar que cerca de 30% dos pacientes percebem um aumento transitório da queda capilar por volta do segundo mês. Essa queda não é preocupante e melhora com a continuidade do tratamento.
Minoxidil: como ter melhores resultados?
Tem que usar o minoxidil por quanto tempo?
Bem, ao iniciar o tratamento com minoxidil, é importante manter o tratamento por pelo menos 4 a 6 meses para que seja possível avaliar se houve algum resultado ou não. Nessa fase, a consulta com fotos padronizadas e a realização da tricoscopia comparativa são fundamentais.
Muitas vezes, as pessoas usam o minoxidil durante 1 ou 2 meses e param o tratamento porque não viram os resultados. Mas, infelizmente, esse tempo não é suficiente para avaliarmos se o tratamento está sendo eficaz.
Mas, e após os 6 meses de tratamento, como devemos proceder?
Quando o uso de minoxidil é para o tratamento de calvície (alopecia androgenética) é fundamental continuar o tratamento e acompanhamento médico por tempo indeterminado.
Ainda é importante ressaltar que se você apresenta alopecia androgenética, mesmo mantendo o tratamento com minoxidil de forma constante, você pode ainda perceber perda capilar a longo prazo. Porém, a velocidade da perda será reduzida com o tratamento.
5 medicamentos mais indicados para o tratamento de calvície nos homens.
Qual a dose ideal de minoxidil?
Os homens que optam pelo minoxidil tópico devem aplicar a substância 2 vezes ao dia (1 ml por aplicação ou 6 borrifadas), respeitando o intervalo mínimo de 4 horas.
Para os homens que fazem o tratamento com minoxidil oral, a dose pode variar entre 1 a 5 mg ao dia.
Já para as mulheres, o medicamento pode ser aplicado no couro cabeludo somente uma vez por dia.
Quando o tratamento da queda de cabelo na mulher é feito com minoxidil oral, a dose inicial geralmente varia de 0,25 a 1 mg ao dia.
Lembrando que o uso de minoxidil, seja tópico ou oral, deve ser indicado por um médico dermatologista após avaliação do seu caso.
Para saber mais sobre queda de cabelo e minoxidil, me siga no Instagram e se inscreva no meu canal no Youtube.
Referência:
- Ramos PM et al. Minoxidil 1 mg oral versus minoxidil 5% topical solution for the treatment of female-pattern hair loss: A randomized clinical trial. J Am Acad Dermatol. 2020