Se você chegou até esse artigo, é porque a queda de cabelo está te incomodando.
Quem nota um aumento dos fios no ralo do banheiro, no travesseiro, na escova e nas roupas; ou percebe que o cabelo está ficando mais fino, o ideal é procurar um médico para ajudar você a identificar as causas para a queda de cabelo e indicar o tratamento mais adequado.
7 doenças que podem causar queda de cabelo.
Caso você tenha pesquisado na internet qual profissional você deve procurar para tratar queda de cabelo, provavelmente você encontrou duas opções: dermatologista e tricologista.
E, se você ainda tem dúvida sobre qual profissional é mais indicado, acompanhe a leitura desse artigo.
Quem é o médico especialista em cabelos?
A dermatologia é a especialidade médica responsável por cuidar da prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas da pele, das unhas e dos cabelos. Poucas pessoas sabem que dentro da dermatologia existe a possibilidade de se aprofundar em determinadas áreas.
Uma dessas áreas é a Tricologia, que se dedica ao estudo das doenças que atingem os cabelos.
Quando a queda de cabelo se torna preocupante?
Assim, para tratar problemas relacionados à queda capilar, o ideal é que você opte pelo médico dermatologista que se dedica ao estudo da tricologia, visto que este profissional pode ter uma visão mais aprofundada para tratar problemas que atingem os cabelos e o couro cabeludo.
Contudo, é válido ressaltar que todo médico dermatologista possui conhecimento e técnicas para tratar problemas relacionados aos cabelos e couro cabeludo.
A título de curiosidade, é importante esclarecer que, muitas vezes, o médico dermatologista especialista em cabelo é chamado de tricologista. Porém, a tricologia não é reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina.
Como é a consulta com o dermatologista para avaliação dos cabelos?
Na primeira consulta, o dermatologista faz um questionário detalhado e exame clínico minucioso do couro cabeludo.
Além de avaliação clínica, o médico dermatologista também deve realizar a tricoscopia, um exame não invasivo e indolor que avalia, detalhadamente, as estruturas dos fios de cabelo e do couro cabeludo.
A tricoscopia é realizada com o auxílio de um aparelho chamado dermatoscópio que pode gerar imagens com aumento de até 70 vezes. Assim, o médico dermatologista consegue avaliar diversas características dos fios, como formato, calibre, pigmentação e integridade.
Com o exame também é possível avaliar diferentes tipos de inflamações no couro cabeludo.
Baseado nesses exames o dermatologista já estabelece um diagnóstico e tratamento ou solicita exames laboratoriais ou até mesmo uma biópsia do couro cabeludo quando necessário.
Quando devo procurar um dermatologista com experiência em tratamento capilar?
Você deve procurar o dermatologista quanto percebe:
- Aumento da queda dos fios de cabelo;
- Afinamento dos fios;
- Perda de volume dos cabelos;
- Caspa ou descamação intensa e recorrente;
- Coceira e vermelhidão no couro cabeludo.
Ao apresentar estes sinais, é fundamental a avaliação médica para estabelecer o diagnóstico e tratamento adequados.
- Leia também:
Vitaminas para queda de cabelo funcionam?
Entradas no cabelo tem tratamento?
Calvície: sinais, diagnóstico e tratamento.
Vídeo: dieta e queda de cabelo.
Há dermatologista especialista em cabelo em Londrina-PR?
Sim!
Caso você esteja apresentando problemas capilares e se identifique com algum dos sintomas mencionados acima, você pode contar com toda a estrutura da Clínica Dr. Paulo Müller.
Para saber mais sobre queda de cabelo e calvície masculina, nos siga no Instagram e se inscreva no nosso canal no Youtube.