Tire suas dúvidas sobre o transplante capilar nos homens

transplante capilar no homem

O transplante capilar no homem é um procedimento altamente seguro, que envolve etapas específicas e o apoio de uma equipe qualificada para que o tratamento possa proporcionar bons resultados para quem está incomodado com a calvície.

Além disso, o procedimento proporciona resultados duradouros e consistentes para você que deseja tratar a calvície e, assim, recuperar a autoestima.

Se você está incomodado com a calvície e está considerando realizar o transplante capilar, continue lendo este artigo e tire suas principais dúvidas sobre o tema.

7 principais dúvidas sobre o transplante capilar no homem

Para muitos homens com calvície, o transplante capilar pode ser uma ótima opção de tratamento, já que ele permite a restauração até mesmo das áreas completamente calvas, levando ao resgate da autoconfiança que pode estar muito abalada pela falta dos cabelos. 

O transplante capilar é um procedimento muito seguro, com resultados duradouros e satisfatórios. ⠀

Veja, a seguir, as principais dúvidas sobre o procedimento.

1. Como o transplante capilar é feito?

O transplante capilar pode ser realizado tanto pela técnica FUT, como pela FUE.

A FUT consiste na retirada de uma faixa de cabelo da área doadora (região da nuca e laterais do couro cabeludo) com posterior fechamento com pontos cirúrgicos. Já na técnica FUE, unidades foliculares são retiradas uma a uma da região doadora, sem a necessidade de cortes lineares.

Muitos pacientes acabam preferindo a técnica FUE, por não usar pontos cirúrgicos. A nossa clínica dedica-se exclusivamente à realização do transplante capilar por essa técnica, por isso, vamos detalhar como ela é realizada.

A técnica FUE consiste em retirar as unidades foliculares, uma a uma, diretamente da área doadora do couro cabeludo.

Para a realização do transplante capilar pela técnica FUE, normalmente há a raspagem do cabelo e para a retirada de cada unidade folicular é realizado um pequeno orifício com menos de 1 mm de diâmetro. Esses pequenos orifícios superficiais são realizados com um instrumento cilíndrico chamado punch. Após a realização das diminutas incisões com o punch, as unidades foliculares são retiradas uma a uma com auxílio de uma pinça delicada.  

Cabelo retirado da área doadora volta a crescer?

É importante lembrar que, como esses orifícios são muito pequenos, eles cicatrizam naturalmente em 2 a 3 dias e não há o risco de formação de cicatriz linear na área doadora.

Para a colocação das unidades foliculares é utilizado um dispositivo chamado implanter, que é semelhante a uma caneta. 

O uso do implanter permite a criação do orifício que vai alocar o folículo e implantação do mesmo em um só momento e com o mínimo de contato com a raiz do cabelo. Isso é importante porque a raiz do cabelo é uma estrutura extremamente sensível e quanto menos ela for manipulada, maiores as chances do cabelo implantado apresentar um crescimento satisfatório.

Também é importante esclarecer que, embora o transplante capilar pela técnica FUE seja de baixo risco, todo o procedimento pode ter duração de 7 a 8 horas, em razão do requinte e detalhamento da técnica. 

Por isso, na Clínica Dr. Paulo Müller, além da anestesia local no couro cabeludo, realizamos também uma leve sedação supervisionada por um médico anestesista. O objetivo da sedação é que você relaxe e durma enquanto o procedimento é realizado. 

2. Qual a idade ideal para fazer o transplante capilar?

Não existe uma idade mínima para que o paciente se submeta ao transplante capilar, mas o paciente mais jovem precisa levar alguns pontos em consideração, dentre eles o fato de que a calvície tem uma chance maior de progressão quando manifesta-se nessa idade, portanto o tratamento medicamentoso é fundamental para que não ocorra queda capilar em outras áreas. 

Qual a idade mínima para transplante capilar?

3. O cabelo pode voltar a cair após o transplante capilar?

Uma das dúvidas mais comuns entre os pacientes que desejam fazer o transplante capilar é sobre a eficácia do tratamento e as chances do cabelo cair novamente.

Se você também tem essa dúvida, saiba que com a escolha correta da área doadora e com a cirurgia bem realizada, os fios transplantados serão permanentes.

4. Em quanto tempo é possível perceber os resultados do transplante capilar?

O transplante capilar apresenta resultados muito impactantes e naturais. Entretanto, é preciso esclarecer que o resultado vai aparecendo de maneira mais gradual nos meses subsequentes ao procedimento.

Geralmente, no primeiro mês após o transplante capilar, o cabelo implantado cai, mas isso é normal. Neste período, praticamente não existe mais nenhum sinal do transplante, mas, em alguns casos, pode-se perceber uma discreta vermelhidão no couro cabeludo.

A partir do terceiro mês, você já consegue perceber que o cabelo está crescendo novamente.

No sexto mês já é possível perceber uma grande mudança no visual, visto que uma parte significativa do cabelo implantado já cresceu.

Entre 9 e 12 meses após a realização do transplante capilar você já consegue visualizar o resultado final do transplante capilar.

5. É possível usar o cabelo de outra pessoa no transplante capilar?

Não!

Para a realização do transplante capilar é necessário usar unidades foliculares do couro cabeludo, ou de outras partes do corpo como barba e tórax, mas sempre da mesma pessoa. 

Clique aqui e saiba mais sobre essa questão.

6. Quais são os cuidados após o procedimento?

Apesar do transplante capilar ser uma alternativa eficaz e segura para muitos homens que sofrem de calvície, muitos deixam de realizar o procedimento por medo de dor ou recuperação demorada, mas você sabia que o transplante capilar pode ser mais seguro do que você imagina?

Isso acontece porque a cirurgia é pouco invasiva, com rápida recuperação, permitindo que você volte para casa logo após o final do procedimento.

Além disso, você pode:

  • Voltar a trabalhar no dia seguinte ao procedimento, caso o seu trabalho não exija esforço físico;
  • Voltar a praticar atividade física 10 dias após a cirurgia;
  • Usar bonés e chapéus desde que não sejam apertados.


Viu só como a recuperação do transplante capilar é simples?

7. É possível fazer transplante capilar nas entradas?

Sim!

Porém, apesar do transplante capilar ser uma ótima opção de tratamento para as entradas no cabelo, é importante destacar que os pacientes jovens, que apresentam os primeiros sinais de entradas no cabelo, devem considerar alguns pontos antes de realizar a cirurgia.

Isso é necessário porque as entradas no cabelo podem significar uma calvície em evolução. E, é este o ponto que requer atenção, pois como o caso está evoluindo, o paciente pode perder cabelo rapidamente em outras áreas que não serão contempladas no transplante.

No futuro pode ocorrer uma área de calvície na região central e da coroa e as áreas previamente transplantadas ficarão como duas ilhas isoladas na região da frente gerando um aspecto muito artificial. Caso o paciente não tenha uma área doadora adequada, não vai ser possível fazer uma conexão das áreas em uma futura cirurgia. 

O ideal, nestes casos, é começar o tratamento clínico, estabilizar a queda, evitar uma progressão rápida da condição e, a partir daí, fazer uma programação cirúrgica.

3 opções de tratamento para as entradas, além do transplante capilar.

3 pontos que você precisa saber para ter um transplante capilar de sucesso

Como você já sabe, o transplante capilar é um procedimento seguro que traz resultados consistentes e duradouros para você que deseja tratar a calvície. 

Porém, é fundamental estarmos atentos a todos os detalhes que são fundamentais para o sucesso do procedimento. 

Além do alto nível de treinamento técnico do cirurgião e de toda equipe de transplante, é fundamental um planejamento minucioso antes da cirurgia. 

Um planejamento de sucesso no transplante capilar necessariamente inclui: 

Diagnóstico preciso

Nem toda queda de cabelo acontece pelo processo de calvície. Outras causas de queda capilar e doenças do couro cabeludo devem ser excluídas.

Avaliação cuidadosa da área doadora

Extração excessiva de fios que causa rarefação da área doadora ou que não leva em conta a possibilidade de futuras cirurgias pode gerar complicações de difícil resolução. 

Tratamento medicamentoso

Para a maioria dos pacientes ele é fundamental para evitar progressão da calvície para outras áreas.

Para saber mais sobre transplante capilar no homem, me siga no Instagram e se inscreva no meu canal no Youtube.

Dr. Paulo Müller Ramos

Dr. Paulo Müller Ramos

Dermatologista | CRM/PR: 21646 | RQE: 182

Para um melhor atendimento digite seu nome, telefone e email

Abrir no WhatsApp
Olá!
Olá! 😊 Gostaria de saber um pouco mais sobre a consulta do Dr. Paulo Muller?