Transplante de Cabelo Técnica FUE
Transplante Capilar
O objetivo do transplante capilar é proporcionar melhora da autoestima restaurando de forma natural as áreas acometidas pela calvície.
O transplante capilar sofreu grande evolução ao longo dos últimos anos. O temido aspecto de “cabelo de boneca” foi suplantado a partir do momento em que as técnicas de transplante de unidades foliculares foram estabelecidas.
Os fios de cabelos nascem agrupados em estruturas que chamamos de unidades foliculares. Habitualmente, cada unidade folicular produz de 1 a 4 fios de cabelo. Para o sucesso e naturalidade do transplante capilar, é fundamental que essas unidades sejam preservadas tanto no momento da retirada como da implantação (FOTO).
Unidades foliculares de 1,2,3 e 4 fios que acabaram de ser retiradas.
Transplante Capilar Técnica FUE
Para retirada dos folículos na região doadora podem ser realizadas as técnicas FUT ou FUE. Na técnica FUT é realizado um corte na região da nuca e laterais do couro cabeludo. Após a retirada dessa faixa de pele contendo os folículos pilosos, eles são separados um-a-um no microscópio pelos técnicos da equipe. Enquanto isso, a equipe médica realiza a sutura (os pontos cirúrgicos) na região do corte. Já na técnica FUE, conhecida como “cirurgia sem corte”, as unidades foliculares são retiradas individualmente, sem a necessidade de corte linear com pontos.
A técnica FUE consiste em retirar as unidades foliculares, uma a uma, diretamente da área doadora do couro cabeludo (região da nuca e lateral da cabeça). Para a retirada de cada unidade folicular é realizado um pequeno orifício com menos de 1 mm de diâmetro.
Esses pequenos orifícios superficiais são realizados com um instrumento cilíndrico chamado punch. Cada unidade folicular é retirada individualmente através de uma incisão. Portanto para uma cirurgia que serão transplantadas 3.500 unidades foliculares, deverão ser realizadas pelo menos 3.500 pequenas incisões (VÍDEO).
Como esses orifícios são muito pequenos, eles cicatrizam naturalmente em 2 a 3 dias. Diferentemente da técnica cirúrgica tradicional (FUT), a FUE não necessita de sutura (pontos cirúrgicos) e não há o risco de formação de cicatriz linear na área doadora.
Veja no vídeo as pequenas incisões para retiradas das unidades foliculares sendo realizadas. Após criação desses orifícios, elas serão retiradas individualmente com uma pinça delicada.
Para a colocação das unidades foliculares nós utilizamos um dispositivo semelhante ao uma caneta chamado de implanter. O uso do implanter permite a criação do orifício que vai alocar o folículo e implantação do mesmo em um só momento e com o mínimo de contato com o bulbo (raiz do cabelo). Isso é importante, pois o bulbo é uma estrutura extremamente sensível. Quanto menos ele for manipulado, maiores as chances do cabelo implantado apresentar um crescimento satisfatório.
Foto logo após término da cirurgia com cobertura de extensa área de calvície. O cabelo tem que ser raspado para retirada das unidades foliculares. Cada um desse pontos na região de cima da cabeça e na área da coroa corresponde a uma unidade folicular implantada.
Especialista em Transplante Capilar
Para que o procedimento ocorra de maneira tranquila e harmoniosa é necessário uma equipe muito bem treinada. A nossa clínica dedica-se exclusivamente ao transplante de cabelo pela técnica FUE. Além do cirurgião e anestesista, trabalham simultaneamente mais sete profissionais que auxiliam diretamente o médico e preparam as unidades foliculares para implantação.
Apesar de tratar-se de procedimento de baixo risco, devido ao requinte e detalhamento da técnica, todo o procedimento pode ter duração em torno de 6 a 8 horas. O procedimento é realizado com anestesia local e também com uma leve sedação, realizada pelo médico anestesista, para maior conforto. O paciente recebe alta e retorna para casa no mesmo dia.
O desenho na área de implantação é fruto da combinação das preferências pessoais do paciente, indicação de melhor design e do que é possível tecnicamente de se executar. É fundamental levarmos em conta a idade do paciente, sexo, etnia , tipo de penteado e formato do rosto.
Desenhos de transplante mal planejados se constituem em um dos erros mais comumente observados em cirurgias com resultados estéticos ruins e artificiais.